sábado, 20 de setembro de 2014

LISTA: As dez melhores instrumentais do rock pesado!

O lendário "Live Evil" começa com a instrumental E5150
10 - BLACK SABBATH - E5150. A instrumental macabra que simplesmente abre o LP ao vivo Live Evil com os efeitos mais do que sinistros, o baixo "gordo" de Geezer Butler e a guitarra ácida inconfundível de Tio Tony Iommi. Um marco! O BS é famoso pelas instrumentais climáticas que servem de introdução. Esta (originalmente lançada no LP Mob Rules de 1981) serve de abertura para um disco ao vivo inteiro (logo depois emenda com Neon Knights) Sonzeira! 
Coast to Coast é a última com os irmãos Schenker juntos

09 - SCORPIONS - Coast to Coast. Faixa instrumental inspiradíssima dos caras que marcaram história na música alemã. Lançada originalmente no LP Lovedrive tem como destaque o tema de melodia assobiável e a energia característica da banda com os irmãos Rudy & Michael nas guitarras e até o vocalista Klaus Maine nas seis cordas em sua versão ao vivo. Forte e marcante. Um verdadeiro deleite hard rock...
O tema que fecha o Ride the Lightning demonstra a evolução da banda

08 - METALLICA - The Call of Ktull. A instrumental da banda que colocou o thrash em um nível mais alto tem climas de monstros do fundo do mar e mostra todas as influências de NWOTBHM dos reis californianos do rock pesado. Complexa e lindíssima, a música que fecha o Ride the Lightning, externou a evolução técnica do Metallica neste segundo álbum. 
O terrivel Genghis é ideal para o LP Killers e a música é matadora

07 - IRON MAIDEN - Genghis Khan. A estréia de Adrian Smith no Iron Maiden tem uma instrumental com uma bela dobra de guitarras que é uma das marcas registradas da Donzela de Ferro e a inspiração para melodias no brutal imperador e conquistador mongol. Uma intrincada e deliciosa música que ajudou a colocar a maior de todos os tempos como uma das notáveis em seus instrumentos...
O incendiário disco de estréia do guitarrista sueco arrebentou

06 - YNGWIE J. MALMSTEEN'S RISING FORCE - Icarus Dream Suite Op. 4. O homem que colocou fogo no cenário do rock pesado no final dos anos 80 tem como canção emblemática esta Icarus Dream, justamente por unir música erudita ao melhor do heavy metal e fez - finalmente - através da sua qualidade e inspiração além do normal, o roqueiro curtir um disco quase todo de temas instrumentais como este Rising Force. Histórico. Fundamental. 
O som profundo e espiritual de Steve Vai no seu álbum de estréia

05 - STEVE VAI - For the love of God. O homem que transcreveu uma música do mestre Frank Zappa e enviou pra ele pelo correio. Abusado, destemido, Steve tocou com David Lee Roth para colocar ciúmes no coração de Eddie Van Halen. Nesta faixa ele ousa tocar "o amor de Deus" e "comete" uma das mais belas canções hard rock já compostas em toda a sua história... A partir de For the love... Vai se transforma em um mito!


Eruption virou febre entre os guitarristas de todo o mundo

04 - VAN HALEN - Eruption. Uma das mais emblemáticas músicas citadas pelos guitarristas de todos os tempos. Nesta canção - que reflete absolutamente o tema "erupção" pelo seu poder devastador, Eddie Van Halen "abre os serviços" no rock mundial e já deixa o seu cartão de visitas. Nada será como antes! E não foi. Poder, timbres, potência, magnitude. Mr. Van Halen começou ali e já ganhou status de gênio por fãs, músicos e mídia. Merecido. 
A vez dos bateristas... Moby Dick é pesada como a baleia do tema

03 - LED ZEPPELIN - Moby Dick - O primeiro instrumental "porrada" da história do rock pesado a fazer "sucesso" entre os fãs do rock pauleira (como eram conhecidos na época) tem destaque para o riff fantástico do genial Jimmy Page e - óbvio - coloca o saudoso John Bonham no pedestal de maior baterista do rock de todos os tempos. Um espetáculo de pegada, timbres, técnica, versatilidade e inspiração. A curiosidade é que ela surgiu depois que muitas vezes Page pegou Bonham tocando sozinho no estúdio e gravou secretamente cada momento. Ao emendá-los, concebeu a música lançada no LP Led Zeppelin II. Histórico. 
A música assustadora da Donzela de Ferro 

02 - IRON MAIDEN - Transylvania - O Iron Maiden chegou no rock "metendo o pé na porta" e já gravando verdadeiros hits do metal. Mas imagine que até a instrumental Transylvania recebeu este status porque resume O QUE É Iron Maiden. Guitarras matadoras, clima medieval, melodias impressionantes e um baixo pesado e virtuoso... Tudo isso com inspiração transpirando pelos mais de quatro minutos de genuíno heavy do movimento NWOTBHM. Destaque para Dave Murray e sua Fender Stratocaster "caixa de abelhas" em riffs e solos melodiosos... Fantástico!!!
Neil Peart é co-autor da maior música instrumental da história do rock

01 - RUSH - YYZ - Considerada por muitos como a maior instrumental de todos os tempos do rock (não só o heavy metal) YYZ é o exemplo claro das capacidades inumanas dos três integrantes canadenses da banda Rush. O título é o código morse que designa aeroportos em todo o mundo. 


YYZ pode ser encontrada no álbum Moving Pictures

E o trio realmente "voa" nesta música! Em sua histórica apresentação no Maracanã (até então o maior estádio do mundo), os fãs "cantaram" juntos as melodias famosas da canção que saiu no álbum Moving Pictures e composta pelo baterista Neil Peart e o baixista-vocalista Geddy Lee. A maior de todas. A mais foda. E ponto final kkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário