quarta-feira, 24 de setembro de 2014

VINTE ANOS de fotografia...

Fotografia na Igreja de Nossa Senhora de Fátima
Neste ano de 2014 o profissional que atende pelo nome de Cláudio Tatu completa vinte anos de fotografia. Vinte anos de dedicação a uma arte-profissão das mais belas e - atualmente - ingratas. Todo mundo hoje que tem um celular com câmera (equipamento que TODO MUNDO tem, verdadeiramente) se acha fotógrafo. E a atribuição do valor exato ao trabalho está indo por ralo abaixo. Normalmente, aparecem propostas indecentes do tipo: Convite para festa. "Vai lá, leva a tua máquina!". Mas a minha máquina não dança nem come salgadinhos...

Pelo Diário de Teresópolis cobriu os treinamentos da Seleção

NA REDAÇÃO...

Desde quando o Editor do Notíciário, Wanderley Peres, contratou nosso herói para integrar a equipe de reportagem com a sua máquina fotográfica de origem russa da marca Zenit (um dinossauro de muitas toneladas!): Ralação total e o sistema "erro-acerto-erro-erro-acerto". 

O contrato era difícil para o fotógrafo que recebia R$ 1,00 por foto em papel e o próprio "cliqueiro" comprava o filme com o seu rico dinheirinho e também pagava pela revelação... E muitas fotos o exigente chefe mandava voltar! Mas sempre com a explicação técnica e do que ele realmente queria que fosse registrado. Repetidamente se necessário fosse, com a paciência que lhe é peculiar. 
Monique Evans clicada na Terë Fantasy


CADERNO ZERO
No mesmo momento que Cláudio Tatu dava os seus primeiros clicks pelo Noticiário (logo transformado em Diário), o fotógrafo e jornalista (que vinha de produzir um blog sobre rock em papel-xerox) começava a editar o Caderno Zero junto ao jornalista publicitário Marcelo Van Rato. Uma revista em papel jornal revoluciária, voltada para o público jovem de Teresópolis e que posteriormente iria invadir a cidade de Petrópolis. Várias fotos nas Terê Fantasy, Festas do Castelo de Itaipava, entre outras baladas. Fotos do público e das atrações. Sempre buscando mostrar o mais belo ângulo de cada pessoa...
O Barão Vermelho tocou no Clube Comary

 Junto de Van Rato, Cláudio desenvolveu a "foto de internet" no estilo que se vê hoje nos sites de "night". Mas isso foi lá nos idos de 95... Naquela revista - que durou belos 17 anos - também publicou várias fotos de palco. Com centenas de shows produzidos e cobertos pelo Caderno Zero, Tatu, que era o fotógrafo principal, registrou eventos históricos em Teresópolis. 
Teatro de rua pela Secretaria de Cultura: Aprendizado...

CULTURA!

Posteriormente, como Secretário Municipal, o jornalista e historiador Wanderley contratou o nosso personagem como fotógrafo da Cultura, onde ele pode executar, exercitar muito e - principalmente - aprender fotografia... Teatro de rua, palcos de música erudita, Cultura de Raíz, Folia de Reis! Tudo com cliques. Muitos cliques. Em três anos uma máquina se foi de tanto disparos! 

Cláudio volta à equipe do Diário como repórter esportivo



"WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIEND"

Nos vinte anos de Cláudio "Tatu" Furtado de muita emoção e trabalhos, muita gente contribuiu: O já citado Marcelo Van Rato, Léo Bittencourt, Marcello Medeiros, Elton Fernandes... Entre outros monstros! Cláudio Tatu não é um grande fotógrafo, mas acredita que com bom gosto, paciência e bom senso... Se faz "fotografia"! E que venham mais vinte, vinte, vinte!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário