sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

River Phoenix um mito

(1o. Esq) Com Ethan Hawk em Viagem ao Mundo dos Sonhos
 Por: Éder Pessôa (Cinema Pipoca)
Um dos atores mais talentosos e promissores de sua geração, River Phoenix era irmão mais velho de Joaquim Phoenix e nasceu em Oregon dia 20 de agosto de 1970. Ele sempre teve o apoio dos pais para atuar e fez pontas em seriados como ‘Seven Brides of Seven Brothers’ (1982) – pelo qual venceu o Young Artist Awards na categoria Ator Jovem em Série Drama – e ‘Hotel’ (1984), mas foi no papel de Wolfgang Muller no filme ‘Viagem ao Mundo dos Sonhos’ (1985) que começou a ficar conhecido. Dirigido por Joe Dante, o filme fala sobre três jovens – um deles Ethan Hawke –, que criam uma espaçonave e vão descobrir os mistérios do espaço.
Logo em seguida faria ‘Conta Comigo’ (1986), projeto que mudaria radicalmente sua carreira. Ao lado de Corey Feldman e dirigido por Rob Reiner, criou um personagem denso e cativante. O filme foi presença constante na Sessão da Tarde dos anos 90.
Ainda no ano de 1986, foi para a TV no filme ‘Circle of Violence: A Family Drama’ e também atuou ao lado de Harrison Ford e foi dirigido por Peter Weir em ‘A Costa da Mosquito’. É um drama sobre um homem que está cansado do seu dia a dia e resolve jogar tudo pelos ares, mas encontra dificuldades nesta nova forma de vida.
Em "O Peso de Um Passado"
Em 1988 esteve muito presente no cinema com três estreias, sendo elas, ‘O Peso de um Passado’, dirigido pelo mestre Sidney Lumet – Phoenix concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria Melhor Ator Coadjuvante –, no romance adolescente ‘Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon’ e no thriller ‘Espião sem Rosto’, onde atuou ao lado de Sidney Poitier.
Juntamente com a carreira de ator, ele também fazia seus shows com a banda Aleka’s Attic, onde conseguiria, posteriormente, um contrato com a gravadora Island Records, além de fazer as músicas de alguns filmes em que estrelou.
Harrison Ford, que havia trabalhado com o jovem em ‘A Costa do Mosquito’, resolve chama-lo para interpretar o jovem Indiana Jones em ‘Indiana Jones e a Última Cruzada’. O filme é um sucesso estrondoso e faz mais de 470 milhões de dólares, sem contar que Phoenix teve a oportunidade de trabalhar ao lado de estrelas como Steven Spielberg, Sean Connery e John Ryes-Davies.
Após isso veio a comédia ‘Te Amarei até te Matar’ (1990), filme um tanto esquecível e no ano seguinte trabalhou em ‘Garotos de Programa’ com seus amigos particulares Keanu Reeves e Gus Van Sant. Por ele, venceu o Volpi Cup, o NSFC Awards e o Independent Spirit Awards como Melhor Ator e também no aclamadíssimo drama independente ‘Apostando no Amor’.
O Espírito do Silêncio é um filme póstumo

Aumentando o número de astros ao seu lado, estrelou ‘Quebra de Sigilo’, com um elenco inacreditável, que conta com Ben Kingsley, Dan Akroyd, David Strathairn, Robert Redford e, novamente, com Sidney Poitier.
Entra 1993, seu último ano de vida, vê o desconhecido ‘Até as Vaqueiras Ficam Tristes’ ser lançado sem muito sucesso. Sua obra derradeira em vida foi intitulada ‘Um Sonho, Dois Amores’ onde trabalha ao lado da namorada Samantha Mathis. O roteiro fala sobre um grupo de adolescente que tenta tirar o sustento do dia a dia na música.
Na noite do dia 31 de outubro de 1993, River estava com sua namorada, seu irmão e alguns amigos no bar Viper Room – um dos sócios era Johnny Depp – e após ingerir uma dose de metanfetamina, passa mal, desmaia e tem convulsões durante alguns minutos. Quando a ambulância chega para socorrê-lo, já é tarde.
‘O Espírito do Silêncio’ foi lançado após sua morte e ainda deixou inacabado o drama pós-apocalíptico ‘Dark Blood’, que foi finalizado apenas em 2013. Estava em processo de contratação para ‘Diário de um Adolescente’, ‘Eclipse de uma Paixão’ e ‘Entrevista com o Vampiro’.
Uma grande perda para a indústria e para os fãs do bom cinema. Que você continue descansando em paz. Fonte: Cinema Pipoca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário