sábado, 28 de fevereiro de 2015

O som surpreendente dos tuaregs do blues!


Este final de semana, conheci uma banda que eu estou fascinado com a sonoridade. Confesso que não é lá muito fácil de se escutar, mas as sensações que me proporcionam são fantásticas. A banda do Mali Tinariwen faz um "tuareg blues" de arrepiar! Conheci através do blog Gravetos & Berlotas . 
Após longo período auto-exilada na Argélia devido ao constante estado de conflito em que Mali se encontrava nos anos 80, e já com uma certa popularidade conquistada através de vendas de fitas K7 revezando-se em canções de forte apelo social e político e exaltações ao modo de vida nômade de seu povo e apresentações itinerantes por todo o vasto território compreendido pelas cidades que orbitam o deserto do Saara, a Tinariwen se aproveita de boas notícias vindas de longe e, já no início da década seguinte, retorna com equipamentos e camelos para sua Mali natal. E assim, mesmo sob um regime político ainda muito instável, continuaram uma carreira ascendente, fortemente amplificada com o lançamento em 2001, e já em nível mundial, de seu primeiro CD, 'The Radio Tisdas Sessions'. E foi assim que o deserto tornou-se pequeno demais para o talento de Ag Alhabibe seus parceiros.

E se o reconhecimento foi tardio, foi também amplamente recompensado com um sem fim de turnês mundiais e participações nos mais prestigiados festivais (estiveram por aqui já por duas ocasiões, se não me engano) e com uma crescente expectativa gerada a cada novo lançamento - 'Amassakoul' (2004), 'Aman Aman' (2007), 'Imidiuam:Companion' (2009), o grammyado 'Tassili' (2011) e 'Emmaar' (2014). É o impactante tuareg blues pedindo passagem. Seja mais um a abrir coração e mente aos camelos, tambores e guitarras da Tinariwen. Para mais informações. Clique aqui . É o blog dos caras... Muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário