terça-feira, 21 de julho de 2015

O lago encantado por Wanderley Peres

O misterioso "Lago Encantado"  
Muito reproduzida em Teresópolis, a imagem captada pelo Photo Bipus, no início do século passado, mostra o Alto, no tempo do surgimento da nossa cidade. Retrata o “Lago Encantado”, represa que guardava as águas da usina de energia elétrica do empresário José Augusto Vieira, na Cascata Guarani e que, por muito tempo, promoveu a iluminação pública da florescente cidade que surgia.

Embora a fotografia tenha sido feita nos primeiros anos de 1900, quando já havia uma povoação no Alto, a falta de casas ou construções na imagem remete à memória da Teresópolis de anos antes ainda, caracterizando bem o alto do período March ou, mesmo, os tempos em que a Serra dos Órgãos era habitada por indígenas, como o cenário proposto pelo escritor José de Alencar em seu romance O Guarani.

Desativada a usina hidrelétrica, a água da represa fluiu em seu curso natural, e o lugar acabou abandonado até que acabou ocupado por diversas construções, inclusive um condomínio. As margens do poço abaixo da barragem também foram ocupadas, e o ponto turístico que atraía tanta gente a esse lindo lugar acabou extinto, sem que ninguém ao menos reclamasse a propriedade que já era pública. Postagem no Facebook de Wanderley Peres 

Nenhum comentário:

Postar um comentário